Uso indevido da lente de contato pode causar cegueira

portrait of a beautiful mature lady inserting contact lenses

Você sabia que o uso indevido da lente de contato pode causar cegueira? Sim, quando a lente é utilizada por mais tempo que o recomendado e não é higienizada corretamente há uma proliferação de germes que irritam o olho. Se isso não for tratado corretamente, é possível que o problema progrida resultando em cegueira.

E foi isso que aconteceu com uma estudante de 23 anos de Taiwan, chamada Lian Kao’s em 2014. Ela usou suas lentes por seis meses seguidos sem retirar. Isso mesmo, ela deveria ter tirado a lente para limpar, dormir, tomar banho ou ir à piscina, mas ela não fez isso! O resultado foi a cegueira, pois uma ameba simplesmente comeu seu globo ocular. Assustador, não?

De acordo com um aviso emitido pelos médicos envolvidos, o caso foi um exemplo particularmente grave de uma jovem sob pressão que não dedicou tempo para realizar a higiene básica de suas lentes de contato. Na verdade, a lente era de periodicidade mensal, então Lian Kao’s usou seis vezes mais do deveria, além de não ter higienizado a lente.

Durante os seis meses, Lian Kao’s não retirou suas lentes dos olhos e quando os médicos viram, eles ficaram assustados pois a ameba microscópica literalmente comeu os olhos de Lian. A ameba achou condições perfeitas para se reproduzir no espaço entre o olho e a lente. Segundo o oftalmologista ​Wu Jian-liang, a​ falta de oxigênio pode destruir a superfície do tecido epitelial, criando feridas minúsculas, as quais a bactéria pode facilmente infectar, espalhando-se pelo resto do olho e proporcionando um perfeito terreno fértil. Ele disse que ela havia sido diagnosticada com ceratite por acanthamoeba, que apesar de rara, era sempre mais comum no verão.

É sabido que usuários de lentes de contato fazem parte de um grupo de alto risco que pode ser facilmente exposto a doenças oculares, por isso sempre ressaltamos aqui no blog e importância da limpeza frequente da lente, além de evitar o uso prolongado. Esse caso é uma maneira de incentivar os outros usuários de lentes a serem mais cuidadosos.

O agravante é que a situação pode se prolongar ao longo de vários anos e só quando chega a um estágio avançado que os usuários de lentes de contatos ficam cientes de um problema, devido aos olhos vermelhos e irritados, quando pode ser tarde demais. Então fique sempre atento, principalmente no que se refere à validade da sua lente e também faça a limpeza de maneira correta!