Qual o material das lentes de contato?

Macro detail of modern rigid gas permeable contact lenses (GP) in storage solution

Há quem use lentes por anos a fio sem saber qual o material das lentes de contato. Pois então isso termina hoje, porque nesse post vamos falar um pouco sobre a composição das lentes de contato. Mas antes disso, já parou para pensar quem foi o inventor das lentes de contato? Quem primeiro surgiu com a ideia foi o famoso Leonardo Da Vinci, que buscava algo para corrigir problemas de visão e que fosse colocado na superfície do globo ocular.

Leonardo da Vinci nunca tirou a ideia do papel, parece que ele gastou mesmo o seu tempo com a Mona Lisa, não é? As lentes foram criadas muito tempo depois com o intuito de proteger os olhos e não corrigir problemas oculares. Elas eram feitas de maneira bem rústica, apenas com vidro, e eram colocadas nos olhos dos guerreiros que percorriam lugares hostis, como desertos e lugares frios. Esses primeiros modelos lembram as atuais lentes esclerais, que são utilizadas por quem possui alguma anomalia na córnea.

William Feinbloom foi quem aprimorou a lente de contato em 1929. Ele utilizou vidro e plástico na composição, mas mesmo assim ela era desconfortável pois continuava sendo muito rígida. Foi apenas nos anos 70 que as lentes de contato gelatinosas foram inventadas. Atualmente no mercado há as lentes rígidas e gelatinosas. Nós, do www.lentesdecontato.com.br​ trabalhamos apenas com as lentes gelatinosas, que são feitas em hidrogel ou silicone-hidrogel.

O silicone-hidrogel proporciona maior oxigenação dos olhos que as lentes feitas com hidrogel convencional. Ao reparar nas características das diferentes lentes de contato, veja o Dk/t, que é quanto de oxigênio a lente transmite para a córnea. Quanto maior o Dk/t maior conforto o usuário sente. Outro componente presente em todas as lentes é a água, sendo que em alguns modelos a porcentagem de água chega a 60%. A água é de grande importância na composição da lente pois é responsável pela hidratação e auxilia também na oxigenação da córnea. Nas lentes em hidrogel convencional, o hidroxietilmetacrilato (HEMA) é o componente mais utilizado, ele se assemelha a um plástico que possui a peculiar capacidade de se hidratar.

O fluorcarbono também está presente na composição das lentes, ele nada mais é que a junção do flúor com o carbono. Essa junção produz um material estável. Outro componente é o fluorsilicone, que é o silicone associado ao fluorcarbono. Essa nova composição também facilita a transmissão de oxigênio entre o ambiente e a córnea.

Agora você já sabe qual a composição das lentes de contato e pode continuar amando usá-las, afinal sabendo ou não dos materiais, elas vão continuar proporcionando muito conforto e praticidade ao nosso dia-a-dia.