As lentes gelatinosas que existem hoje no mercado podem ser feitas por dois materiais, o hidrogel e o silicone hidrogel, você sabe qual o material da sua lente de contato? Isso varia de acordo com a marca. E além disso, você sabe qual a diferença entre lente de hidrogel convencional e a de silicone hidrogel? É isso que vamos te explicar nesse post!
Diferença entre lentes de hidrogel convencional e silicone hidrogel
Mas antes disso, vale lembrar que as lentes gelatinosas são feitas para correção de mipoa, hipermetropia e astigmatismo. Se você quer comprar suas lentes com um preço justo e sem sair de casa, recomendamos muito o site www.lentesdecontato.com.br, que é o primeiro e-commerce brasileiro a vender lentes de contato.
O principal componente do hidrogel convencional é o HEMA (2-hidroxietil-metacrilato) e essas lentes são as mais tradicionais no mercado atual. As lentes em hidrogel precisam estar sempre hidratadas para conseguir transmitir os ar para a córnea. Cada lente tem um valor para essa permeabilidade, algumas são mais permeáveis e outras são menos e quanto mais permeável mais confortável a lente é, porém precisa de mais hidratação. Essa hidratação acontece naturalmente com a lágrima.
Sempre que estamos com a lente e piscamos, consequentemente hidratamos a lente. As lentes em hidrogel convencional precisam de um filme lacrimal abundante e adequado para manter sua estabilidade. Por isso que essas lentes não são indicadas para pessoas que possuem o olho seco, pois a lente absorverá pouca lágrima.
O grande diferencial das lentes de silicone-hidrogel é que elas não precisam tanto assim da lágrima para transmitir o oxigênio do ar para a córnea. O siloxane em conjunto com a lente de hidrogel produz um novo material para confecção das lentes de contato que possuem alta transmissibilidade de oxigênio, e isso sem precisar da hidratação constante que as lentes de hidrogel convencional precisam. Outra inovação das lentes feitas com silicone-hidrogel é que elas são menos frágeis e também são mais resistentes a depósitos orgânicos e inorgânicos. E tem um detalhe muito importante, o tempo de uso das lentes de silicone hidrogel é maior, sendo que algumas marcas permitem até o uso prolongado, que nada mais é do que ficar alguns dias sem tirar a lente. Ou seja, você dorme de lente de contato e isso não é um problema!
O silicone hidrogel é algo um pouco mais recente no universo das lentes de contato e toda a tecnologia usada para a sua produção faz com que o produto tenha um valor mais elevado. Muitas pessoas não abrem mão do conforto do silicone hidrogel e usam apenas lentes desse material. Essa escolha é algo bem pessoal e apenas o seu médico oftalmologista vai poder te indicar a melhor lente para você. No site www.lentesdecontato.com.br você encontra o material de composição da lente, mas vale lembrar que há diversos tipos de de hidrogéis com silicone e cada um tem um nome diferente, como senofilcon, comfilcon, galyfilcon e enfilcon.