Posso guardar minhas lentes na água?

3434804

Quem é usuário de lente de contato pode passar pela difícil situação de não ter como guardar a lente de contato. Normalmente isso acontece quando se está em uma viagem e se esqueceu de levar a solução de limpeza ou então quando a pessoa dorme fora e acaba esquecendo que vai ter que tirar as lentes para dormir. Nessa hora bate aquela dúvida bem comum: posso guardar minhas lentes na água?

A resposta é simples: não! A lente não deve ser guardada na água por diversos motivos. Primeiro porque a água não limpa e nem desinfeta a lente, então todo o acúmulo de impurezas que a lente recebeu durante o dia vai continuar lá. Por isso é tão importante limpar corretamente a lente com a solução de limpeza.

Outro ponto importante é que a água, seja ela mineral ou da torneira, tem substâncias prejudiciais à lente, como cloro, sais minerais, ferro, etc. Tais substâncias podem alterar a forma da lente gelatinosa. Na verdade, a água mineral pode desidratar a lente gelatinosa, causando um incômodo durante o uso, parecendo que a lente está velha, além de impedir a troca natural de gases do ambiente com a córnea

Além disso, a água da torneira pode conter bactérias que podem causar alguma infecção ocular, irritação e em alguns casos mais graves, até cegueira. Caso você deixe a lente de um dia para o outro na água, pode ocorrer contaminação por um protozoário ou ameba, como é o caso do organismo chamado Acanthamoeba. Uma lente contaminada pode levar a uma grave infecção e dor nos olhos.

Por isso, procure sempre levar uma solução de limpeza na bolsa, mochila ou no carro. Opte pelas amostras grátis de 60ml, que são mais compactas e fáceis de levar. Nada vai limpar a sua lente como o produto feito especificamente para desinfectá-la.

Se você realmente não tem outra opção pois não levou sua solução de limpeza para passar a noite fora, corra para uma farmácia mais próxima e compre uma solução de limpeza! Se não encontrar, a última opção é soro fisiológico. Ele não tem o mesmo efeito que a solução de limpeza, mas é melhor do que manter a lente na água. Porém, opte pelo soro em ampola, de uso único, pois o soro da embalagem maior, que fica guardado na geladeira, tem composição diferente, sem conservantes e isso pode contaminar a sua lente de contato.