Posso compartilhar lentes de contato?

Ophthalmologist inserting soft contact lens

Quem nunca se imaginou com a cor dos olhos diferentes? Muitas pessoas decidem usar lentes coloridas, mas têm medo de comprar uma cor que não fique bem. Daí começa a conversar com quem usa lentes coloridas e surge a ideia de experimentar a lente do amigo. Então uma pergunta surge na sua mente: posso compartilhar lentes de contato?

Por mais que a curiosidade em usar uma lente diferente seja grande, saiba que compartilhar lentes, tanto incolores como coloridas, não é recomendável. As lentes são de uso pessoal e intransferível, por isso não empreste e nem pegue emprestado as lentes de contato de outra pessoa. Isso seria totalmente anti-higiênico.

Ao compartilhar um lente de contato, as bactérias presentes nela também são compartilhadas, o que contribui para a proliferação de infecções e alergias. Afinal, é possível que o dono da lente tenho algum problema ocular que pode ser transmitido para quem vai experimentar, ou mesmo ao contrário, quem experimenta pode transmitir um problema ocular ao do dono da lente.

Por isso, lembre-se sempre que lente é de uso pessoal. Ainda mais nos casos de diferentes graus e curvaturas. Uma lente boa para você pode ser ruim para outra pessoa. Por isso recomendamos que sempre consulte um oftalmologista antes de começar a usar lentes de contato. Ele vai te passar todas as orientações necessárias. Se quiser experimentar uma cor que ainda não está habituado, compre uma lente com duração de um mês e veja se gosta. Faça isso até encontrar uma cor que combine perfeitamente com sua personalidade e tom de pele.