O que é blefarite?

Os usuários de lentes de contato e óculos de grau normalmente se interessam em assuntos relacionados aos olhos e sua saúde, porém ainda muitos desconhecem o que é blefarite. Existem várias formas desse problema se apresentar e hoje vamos falar sobre as mais comuns delas.

Primeiramente, a blefarite é uma inflamação que ocorre na córnea, normalmente perto aos cílios. Nós temos nas pálpebras, rente aos cílios, algumas glândulas que produzem uma secreção gordurosa que faz parte da nossa lágrima. Porém pode acontecer dessas glândulas não produzirem corretamente essa secreção e isso acontece por diversos fatores, sejam hormonais, infecções bacterianas, excesso de gordura ou qualquer outro fator não aparente.

Essa inflamação na pálpebra, a blefarite, é causada pelo acúmulo dessa secreção, que acaba causando coceira, irritação e também vermelhidão. Mas essa doença possui tratamento, no entanto é comum que ela retorne após um determinado período. Quando o problema não é tratado, pode ocorrer perda dos cílios, deformação e, em casos mais graves, úlcera na córnea

A blefarite pode ter três causas diferentes. A mais comum é a blefarite alérgica, também conhecida como blefarite hiperemiada. Ela ocorre por mudanças nos microorganismos que vivem na região dos olhos e também pelo excesso de oleosidade na pele.

Outra causador dessa doença é uma inflamação bacteriana, que resulta na blefarite ulcerativa ou estafilocócica. Nesse caso, que é o mais raro e também grave, a inflamação atinge toda a borda da pálpebra, até o cílios. Existe também a blefarite escamosa ou seborreica, que ocorre quando há algumas casquinhas na superfície da pálpebra. Esse problema é causado ou pela seborréia ou rosácea.

A ocorrência da blefarite pode ser aguda, ou seja, tem duração de alguns dias e depois desaparece, ou então pode ser crônica, que é a mais comum. Nesses casos a doença pode levar mais tempo para passar, chegando até a meses e ocorre com maior freqiência.

Esse problema pode aparecer na parte externa da pálpebra e na base dos cílios, que é a blefarite anterior, pode aparecer na parte interna da pálpebra, que se trata da blefarite posterior, ou então pode aparecer em ambas as partes da pálpebra, interna e externa. Nesse caso se chama blefarite mista, que ocorre normalmente quando há inflamações na região.

O tratamento dessa doença é simples e consiste em sua maioria na limpeza eficaz e rotineira da pálpebra e da região dos cílios. Caso tenha algum dos sintomas como pálpebras vermelhas e inchadas, lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, sensibilidade à luz, cílios grudados ao acordar ou perda dos cílio, recomendamos que procure um oftalmologista para que ele analise e diagnostique de maneira adequada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.