É melhor usar lente de contato ou óculos?

É comum ficar sem saber se é melhor usar lente de contato ou óculos, afinal existem diversas cores e modelos de óculos que estão na moda, além de muitas marcas de qualidade de lentes de contato. A verdade é que usar lente ou óculos é algo bem pessoal, cada um tem uma opinião. Para te ajudar, vamos colocar os pontos positivos e negativos de cada um, assim você consegue decidir qual acha melhor para você!

Óculos de grau

Pontos positivos: Os óculos normalmente duram mais tempo que a lente. Os usuários mais cuidadosos conseguem usar o mesmo óculos por muitos e muitos anos caso o grau não sofra alteração. Além disso os óculos têm um manuseio mais simples, para limpar é apenas necessário lavar, enquanto a lente exige um pouco mais de cuidado.

Pontos negativos: Caso você tenha apenas uma armação, vai ter que usar sempre o mesmo óculos. Isso pode não ser um problema para alguns, mas há pessoas que enjoam facilmente da armação. Outro ponto negativo é a prática de esportes, pois o óculos pode atrapalhar um pouco dependendo do esporte. Por exemplo, muitos lutadores e nadadores usam lentes pois nesses esportes o óculos fica inviável. E tem também a questão dos filmes em 3D, pois assisti-los com óculos de grau junto com o óculos 3D é algo realmente bem incômodo! Outro ponto negativo dos óculos é que as mulheres com graus altos encontram certos problemas quando querem se maquiar, afinal é praticamente impossível se maquiar usando óculos.

Lentes de contato

Pontos positivos: Além das lentes coloridas, que são ótimas opções para quem quer inovar no visual, as lentes incolores são boas pois proporcionam praticidade e conforto. Como já falamos, elas são altamente recomendáveis para a prática esportiva e podem também ser uma boa pedida para um dia de praia ou de piscina, mas não se esqueça de cuidar bem delas nesses ambientes úmidos e com maior propensão a bactérias. Muitas pessoas optam pelo uso diário das lentes de contato por não quererem “esconder” o rosto atrás de uma armação de óculos ou porque já usaram óculos por muitos anos e viram maior praticidade nas lentes. E também há casos específicos que apenas são corrigidos com lentes, como ocorre com quem tem grau alto de miopia. O óculos é insuficiente enquanto as lentes corrigem o problema com maior precisão.

Pontos negativos: As lentes duram menos tempo que os óculos. As lentes com maior período de uso duram um ano, enquanto outras duram apenas um dia (lentes descartáveis), dependendo do modelo. Outro ponto negativo é que as lentes exigem um maior cuidado com a higiene, pois é necessário limpar com a solução antes e depois de usar a lente, além de lavar e secar bem as mãos antes de manuseá-las.

Vale lembrar que quem prefere utilizar apenas lentes de contato precisa ter um óculos também, pode ser um velhinho, apenas para usar em casa, afinal a maioria das lentes tem um período recomendado de uso, que gira entre oito a doze horas por dia, variando de acordo com o modelo. Então você pode usar para sair de casa e quando voltar coloca os óculos.

E você, qual prefere? Conte nos comentários qual usa mais e porque!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *