Como está a saúde dos seus olhos?

Horizontal macro close up shot of human brown eye with light blue contact lens, science and technology conceptual image

Há diversos fabricantes de lentes de contato no Brasil e no mundo e nós do www.lentesdecontato.com.br​ trabalhamos com a maioria deles. A Bausch and Lomb é um dos grandes fabricantes de lentes e eles fizeram um vídeo bem interessante e que nos faz refletir como nossos olhos são importantes e como deveríamos nos atentar mais para a saúde deles. Você sabe como está a saúde dos seus olhos?

De maneira geral, o vídeo ressalta coisas simples que fazemos com os nossos olhos, mas que normalmente não reparamos. Por exemplo, o vídeo começa dizendo que os olhos são duas pequenas janelas que nos conectam com o mundo lá fora. É através deles que nós apreciamos a beleza de uma paisagem ou de qualquer outro ser ou objeto. É também através dos olhos que muitos expressam seus talentos como arte, fotografia, moda, etc. Na verdade, os nossos olhos fazem parte de todos os aspectos da nossa vida, inclusive está presente no momento em que você lê esse texto.

O engraçado é que por mais importante que os olhos sejam para o nosso dia-a-dia, nós não cuidamos tão bem dele. Afinal, cuidamos dos nossos dentes quando escovamos os dentes 3 vezes ao dia, do nosso corpo quando tomamos banho, do nosso coração quando praticamos exercícios e comemos bem e até mesmo da nossa coluna, fazendo massagens terapêuticas e procurando sentar da maneira correta. A verdade é que nem reparamos quando há uma leve irritação em nossos olhos, ou as veias estão mais vermelhas que o normal, ou quando sentimos nossos olhos mais secos. Na maioria das vezes ignoramos esses “pequenos” problemas. Mas se você parar para pensar, pode ser tarde demais quando você se atentar para eles.

A maioria das pessoas pensa que se estão enxergando bem, seus olhos estão saudáveis ou então que não é necessário um exame ocular se você não estiver sentindo nada de errado. O fato é que as pessoas normalmente procuram o oftalmologista para verificar seu grau e se ele aumentou ou diminuiu, e isso não deveria ser assim. O ideal é cuidarmos melhor dos nossos olhos, afinal eles são a nossa janela para o mundo.

Os médicos afirmam que em média 80% dos casos de perda de visão podem ser prevenidos se você manter bons hábitos oculares como parar de fumar, usar óculos escuros, hidratar os olhos constantemente, e o mais importante, fazer exames de vista regularmente. Através dos exames de vista seu médico pode identificar problemas em potenciais, como diabetes, problemas cardíacos, risco de derrames, etc. Os olhos são, de certa forma, uma janela para os demais problemas de saúde que podem aparecer. Então por que esperar para seu exame de vista? Afinal, se você chegou até esse ponto do texto, já percebeu que seus olhos são extremamente relevantes e que você precisa cuidar melhor deles.

Abaixo está o vídeo original: