Como é a visão dos nossos cães e gatos?

caes-gatos

A visão dos animais é diferente da visão humana. Muitas pessoas acreditam que os cães enxergam em preto e branco, mas na verdade eles conseguem sim diferenciar algumas cores. Para saber como é a visão dos cães e gatos, continue lendo esse post!

Graças aos três tipos de pigmentos presentes na retina humana, nós conseguimos captar o azul, o vermelho e o verde. Na retina dos cães e gatos há apenas dois pigmentos, o que faz com que o espectro de cores que eles são capazes de captar seja reduzido. Cães e gatos conseguem, no entanto, diferenciar as cores violeta, azul e verde.

E há alguns estudiosos que confirmam que o cão enxerga a cor amarela quando olha para as cores vermelha, verde e amarela, então ele não conseguiria distinguir os três tons. A visão dos cachorros, na verdade, se assemelha mais com a visão dos humanos daltônicos.

Um diferencial dos cães e gatos está principalmente nos tons de cinza que eles conseguem captar. Eles enxergam centenas de tons de cinza diferentes enquanto nós, meros humanos, vemos apenas um tom. E isso faz com que esses animais enxerguem melhor que os humanos quando há penumbra.

Mas se formos comparar com a nossa visão no quesito “movimentos”, os cães têm um desempenho bem melhor, afinal eles originalmente eram caçadores. O olho do “melhor amigo do homem” é mais sensível ao movimento de objetos e seres vivos, isso graças aos receptores que percebem o movimento, chamados bastonetes, que são mais desenvolvidos nos cães.

Como seus antepassados eram caçadores noturnos, a identificação dos diferentes tons de cinza se tornou crucial para a reprodução da espécie. Além disso, a visão canina consegue distinguir objetos do tamanho de um gato em movimento a quase 1km de distância em um campo aberto. Mas, ao mesmo tempo, podem levar um tempo maior para enxergar um objeto estático a um metro de distância.