A quantidade de informação sobre lentes de contato que vemos rondando por aí é imensa, mas isso não significa que tudo que ouvimos falar é verdade, não é mesmo? Por isso, hoje vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre as lentes de contato, afinal podemos estar fazendo algo errado por falta de informação, o que pode prejudicar a saúde dos nossos olhos e também diminuir a vida útil da lente de contato.

O uso incorreto da lente pode causar cegueira

VERDADE. O uso indevido da lente pode causar problemas sérios à saúde dos olhos, e se não tratados à tempo, podem levar à cegueira. Por isso é importante não utilizar a lente por um período maior que o recomendado e fazer a higienização corretamente. Além disso, caso perceba algo estranho na lente ou nos seus olhos, suspenda o uso e procure um oftalmologista.

Todo mundo pode usar lentes de contato

MITO. Cerca de 10% da população não pode usar lentes de contato. Isso é porque algumas pessoas apresentam dificuldade na lubrificação dos olhos, algo primordial para o uso da lente de contato. Há também outros casos, como pessoas que têm alergia a algum componente da lente ou até mesmo uma inflamação ocular séria, que impossibilita o uso da lente.

Se não usar a lente todos os dias, não há necessidade de higienizá-las

MITO. Se não usar a lente todos os dias, há sim a necessidade de higienizá-las periodicamente. O ideal é trocar a solução de limpeza diariamente, mas caso você não use a lente sempre, lembre-se de trocar a solução de limpeza a cada dois dias. Dessa forma você mantém a lente hidratada e em bom estado de conservação.

O ar-condicionado contribui para o ressecamento da lente

VERDADE. O ar seco do ambiente fechado e com ar condicionado contribui para o ressecamento da lente de contato. Por isso sempre indicamos o uso de um colírio para lubrificar a lente durante o uso. Quem trabalha na frente do computador e em um ambiente com ar condicionado precisa se habituar ao uso do colírio.

Soro fisiológico é ótimo para limpeza e armazenamento da lente

MITO. O soro fisiológico é a última opção para quem quer limpar e armazenar a lente adequadamente. Atualmente há no mercados algumas marcas de solução de limpeza que são ótimas para a sua lente e não são caras, o que é ótimo. O soro fisiológico não te a fórmula apropriada para a limpeza adequada da lente, o que pode diminuir a vida útil e a qualidade da sua lente.

Lente de contato tem validade

VERDADE. Para falar a verdade mesmo, há dois tipos de validade. O primeiro é o mais comum, que há em todos os produtos, que é a validade baseada na data de fabricação do produto. Sempre verifique a validade da sua lente antes de retirá-la da embalagem. O outro tipo de data de validade é o que deve ser considerado após abrir a embalagem. Essa validade depende do modelo da sua lente de contato, pois há modelos com validade anual, mensal ou diária.

Existe lente específica para o olho direito e outra para o olho esquerdo

MITO. Alguns clientes fazem essa pergunta para nós, mas a verdade é que você pode tranquilamente usar a lente em qualquer olho. Claro que se os seus graus forem diferentes você vai ter que usar a lente de acordo com o grau de cada olho. No processo de fabricação, não há distinção entre olho direito e esquerdo, isso acontece apenas ao utilizar a lente, pois o recomendado é que se use sempre a mesma lente no mesmo olho, não trocando desnecessariamente as lentes, o que é possível apenas para quem tem o mesmo grau nos dois olhos.