Cuidados com a lente de contato na primavera

Happy young girl walking in flower field at sunset. Wearing straw hat and bag full of flowers. Horizontal copy space portrait.

Pouco é falado sobre isso, mas é muito importante ressaltarmos os cuidados com a lente de contato na primavera. Essa estação começou no final de setembro e normalmente não nos atentamos para as mudanças que ela traz para a nossa vida, porém quem é usuário de lentes de contato vai precisar redobrar o cuidado nessa época do ano.

Isso porque na primavera há uma maior probabilidade de se contrair uma alergia ocular, pois nessa estação há um aumento na quantidade de pólen no ar. Além disso, com a mudança do clima, os cães tendem a soltar mais pelos. E o pólen junto aos pelos de animais somados aos ácaros e outros tipos de pó, são os causadores da maioria das alergias no olho.

As alergias possuem alguns sintomas, como: olhos vermelhos, maior sensibilidade à luz, ardência, lacrimejamento, inchaço da pálpebra e menor acuidade visual. Então é importante ficar atento à esses sintomas durante a primavera. E, além disso, os usuários de lentes de contato podem se precaver das alergias ao lavar as mãos regularmente, evitar esfregar os olhos, evitar substâncias mais propensas a causar alergias e também aumentar a frequência da limpeza doméstica, diminuindo o acúmulo de ácaros, pó, pólen e possíveis pelos.

Algo que pode ser colocado em prática nessa época do ano é o uso de lentes diárias, pois com elas não há o acúmulo de impurezas como pode ocorrer nas lentes de contato que são indicadas para usar por um longo período, como é o caso das lentes mensais e anuais. Quem quiser continuar usando a lente que já está acostumado, não há problemas, apenas recomendamos utilizar um colírio próprio para lentes para promover a lubrificação e retirar qualquer objeto que possa provocar uma irritação.

E você, já teve alguma irritação ocular? Como resolveu? Vale lembrar que ao menor sinal de vermelhidão ou irritação, as lentes de contato devem ter o uso suspenso. Caso o problema persista, é importante procurar um médico oftalmologista.